top of page

GLOSSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

O Glossário da Independência da Bahia, se configura como uma ferramenta fundamental, porque disponibiliza diversas palavras e expressões que para muitos nunca ouviram falar. Dessa forma, busca para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro.

SERÁ QUE VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM...

A

ABSOLUTISMO

O absolutismo é um sistema político que existiu na Europa, entre os séculos XVI e XIX, que ficou  caracterizado pela concentração do poder nas mãos dos monarcas.

ACLAMAÇÃO

Em 12 de outubro de 1822, no dia de seu aniversário, D. Pedro foi aclamado como o primeiro Imperador Constitucional do Brasil, após a Independência ter sido proclamada em 7 de setembro do mesmo ano. Com a partida do rei D. João VI para Portugal, em abril de 1821, D. Pedro foi nomeado regente do Brasil.

B

BAHIA

O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em província. Em 1889, a Província da Bahia tornou-se o atual Estado da Bahia.

BATALHA

Uma batalha, de modo geral, é um componente conceitual na hierarquia de combate durante uma guerra entre duas ou mais forças armadas ou combatentes. Numa batalha cada uma das partes tentará derrotar as outras, e a derrota é determinada pelas condições de uma campanha militar.

C

CABOCLO

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco.

CACHOEIRA, CIDADE BAIANA

A liderança política da vila se consolidou em decorrência das lutas pela Independência: em junho de 1822, antecipando o Grito do Ipiranga Cachoeira proclamou o Príncipe D. Pedro I como Regente, e foi a sede do Governo Provisório do Brasil.

CACIQUE BARTOLOMEU JACARÉ

Índio Bartolomeu: Também conhecido como Jacaré, chefiou uma tropa de índios tapuias flecheiros, oriundos de Maçarandupió, Soure e Mirandela, no litoral norte do estado. Sua tropa integrou a Companhia da Torre dos Garcia D’Ávila, comandada por Agostinho Moreira Sampaio. Juntos, participaram da Batalha de Pirajá, em novembro de 1822, quando as tropas portuguesas tentaram tomar a região, sendo derrotados.

CAPOEIRA

Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte.

COLÔNIA BRASILEIRA

O período do Brasil Colônia se estendeu de 1500 a 1822, enquanto os portugueses dominaram o território brasileiro.


CONJURAÇÃO BAIANA
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.


CONSTITUIÇÃO
A Constituição é a lei mais importante de um país. Ela organiza o Estado, estabelecendo, no 
caso brasileiro, a separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.\


CORNETEIRO LOPES
Nascido em Portugal, Luís Lopes estava lutando ao lado do povo baiano em 8 de novembro de 1822, na região de Pirajá, numa das batalhas mais importantes para a expulsão dos portugueses.

D

DECRETO

Decreto, um termo que procede do latim decrētum, é a decisão de uma autoridade sobre a matéria em que tem competência. Costuma tratar-se de um ato administrativo levado a cabo pelo Poder Executivo, com conteúdo normativo regulamentar e hierarquia inferior às leis.

 

DOM JOÃO

Dom João VI, Príncipe-Regente de Portugal, rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves e, após 1825, rei de Portugal. O rei admirava e respeitava a cultura. Sempre fomentou a criação de escolas, museus, bibliotecas.

DOM PEDRO I

Dom Pedro I ou Pedro I do Brasil foi o primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e outorgou a primeira Constituição em 1824.

E


ELITE
Grupo de pessoas com grande influência ou poder de decisão sobre o governo e sobre a vida cultural de uma sociedade. Normalmente, essas pessoas fazem parte das classes dominantes, que são aqueles grupos sociais que controlam a vida econômica da sociedade.

ESCRAVIDÃO
A escravatura, denominada também de escravidão, escravismo, esclavagismo, ou escravagismo, é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo ou escravizado, imposta por meio da violência física ou moral.

 


F


FICO
O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente. As elites apoiaram a decisão do príncipe regente.

G


GRITO DO IPIRANGA
Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal.


H


HEROI
Herói (feminino: heroína) é uma pessoa real ou um personagem principal fictício que, diante do perigo, combate a adversidade por meio de feitos de engenhosidade, coragem ou força.

I


IMPERADOR
O rei herda o controle político de um determinado Estado e, durante o seu domínio, continua a preservar os mesmos limites territoriais. No outro caso, o título de imperador indica uma condição de superioridade alcançada por um rei que promoveu a expansão dos territórios por meio de anexações ou conflitos militares.


INDEPENDÊNCIA
Independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia. 


INDÍGENA
Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.


ITAPARICA
Os registros históricos sobre a ilha destacam a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Corrêa, o Caramuru, que, enamorado da índia tupinambá Paraguaçu, filha do cacique Taparica, casou-se com ela. Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha, daí a origem do seu nome. Conta uma das lendas, que Itaparica vem do Tupi e significa 'cerca feita de pedras', por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha.

J


JOANA ANGÉLICA
Joana Angélica tornou-se, assim, a primeira mártir da grande luta que continuaria, até adefinitiva libertação da Bahia, no ano seguinte, a 2 de julho, data efetiva da independência baiana, data marcante num contexto de rompimentos entre as partes da então América Portuguesa com a Metrópole.


JOSE BONIFÁCIO
José Bonifácio, conhecido como o Patriarca da Independência, teve papel fundamental na preparação e consolidação da independência política do Brasil. Era paulista, nascido em Santos no dia 13 de junho de 1763. Sua família era uma das mais ricas e importantes da cidade.

L


LEI
LEI: lei é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.


LIBERDADE
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto- determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.


LORD COCHRANE
LORD COCHRANE, herói das Guerras Napoleônicas (1792-1802) pela Real Marinha Britânica, impondo derrotas humilhantes à França – chegou a receber de Napoleão Bonaparte o apelido de “Lobo do Mar” –, Cochrane ficou tão famoso na Inglaterra que acabou sendo eleito deputado pela Câmara dos Comuns, com um discurso em defesa dos mais pobres.


LUNDU
A mais sensual dança brasileira originária dos escravos angolanos, chegou em alguns lugares a ser proibida. Durante muitos anos, ela foi censurada pela Igreja Católica, que a considerava profana e imoral. Nela, homens e mulheres, em movimentos frenéticos de quadris, sob o som de batuques, simulam um ritual de amor.


LUSITANOS
O nome Lusitanos é dado ao conjunto de povos da Lusitânia pré-romana, nomeadamente os que habitavam o território entre os rios Douro e Tejo, oriundos da Europa Central (possivelmente dos Alpes suíços), que terão chegado à Península Ibérica quando se deram as imigrações célticas.

M


MADEIRA DE MELO
Militar português que se notabilizou por ser o comandante das forças portuguesas na Bahia durante a guerra da independência contra Portugal. Enquanto isso, os portugueses comemoravam a ocupação da cidade, praticando arbitrariedades e excessos.


MANIFESTO
Declaração formal que, geralmente escrita, transmite intenções, opiniões, decisões ou ideias políticas, particulares a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.


MAKOTA VALDINA
A educadora Valdina de Oliveira Pinto, mais conhecida como Makota Valdina, foi uma das principais ativistas contra o racismo e a intolerância religiosa no brasil. O nome “Makota” vem da função que exercia como conselheira da mãe de santo, no terreiro de candomblé Tanuri Junsara.


MARIA FELIPA
Maria Felipa teria nascido na Ilha de Itaparica em data incerta e morrido em 4 de julho de 1873. De acordo com a tradição oral, no entanto, na guerra de independência da Bahia, Maria Felipa teria se destacado na defesa de Itaparica, quando os portugueses atacaram a ilha em 7 de janeiro de 1823. Nasceu escrava, mas depois de liberta colocou a liberdade como maior tesouro de sua vida, moradora da Ilha de Itaparica, negra, alta, desde cedo aprendeu a trabalhar como marisqueira, pescadora, trabalhadora braçal que aprendeu na luta da capoeira a brincar e a se defender, que vestia saias rodadas, bata, torso e chinelas, foi líder de um grupo de mais de 40 mulheres e homens de classes e etnias diferentes, onde vigiava a praia dia e noite a fortificando com trincheiras para prevenir a chegada do exército inimigo, e organizava o envio de alimentos para o interior da Bahia (recôncavo), atuando na luta pela libertação da dominação
portuguesa.


MARIA QUITÉRIA
Maria Quitéria: Nasceu na freguesia de São João de Itaporocas (campos da Cachoeira), em 1798. Diz a história que Maria Quitéria deixou a fazenda do pai assim que soube das notícias dos acontecimentos de 25 de junho de 1822, na Vila Cachoeira. Com roupas masculinas (cedidas por um cunhado), ela se apresentou como soldado Medeiros ao Batalhão dos Voluntários do Príncipe, chamado “dos Periquitos”, por causa da cor verde da farda. Por sua bravura em combate, o general Pedro Labatut conferiu à Maria Quitéria as honras de 1º cadete. Ela também participou do desfile das tropas brasileiras em Salvador no dia 2 de julho de 1823.


MARISQUEIRA

A mariscagem consiste no processo de captura contínua de mariscos de forma artesanal, seja em regime de economia familiar ou autônoma, para seu próprio sustento ou comercialização. Os mariscos retirados nessa atividade geralmente são capturados em bancos de lama ou areia, que se localizam nos mangues ou próximo a eles.


MONARQUIA
Monarquia é uma forma de governo, sendo a mais antiga em vigência nos dias atuais. Em uma monarquia, o rei/rainha ou imperador/imperatriz ocupa o cargo de monarca e, geralmente, é chefe de Estado, podendo ser também chefe de governo. Essa variação vai depender, basicamente, do tipo da monarquia.

 


N


NATIVO
Próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local: mata nativa; falante nativo.


NEGRO
Negros ou povo negro são termos usados em sistemas de classificação racial para os seres humanos que geralmente se relaciona a um fenótipo de pele escura, em relação a outros grupos raciais. O conceito da palavra negro pode variar de acordo com a região, política e cultura, podendo um indivíduo ser classificado como negro em um determinado país e não ser classificado como tal em outros.

 


O


ORDEM
Regras, leis, estruturas que constituem uma sociedade.


P


PÁTRIA
Pátria (do latim terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história.


PATRIARCA
Chefe de família; aquele que, por ser o mais velho de uma grande família, merece respeito, obediência ou veneração.


PIRAJÁ A BATALHA
A batalha ocorreu em Salvador, na região dos bairros de Pirajá, o confronto se iniciou quando tropas portuguesas tentaram romper o bloqueio aos caminhos que ligavam a capital ao centro e ao norte do país. A Batalha de Pirajá ocorreu no contexto da Guerra da Independ
ência do Brasil na então Província da Bahia, a 8 de novembro de 1822.


PEDRO LABATUT

Comandante do Exército pacificador na campanha de independência da Bahia, Pedro Labatut nasceu em 1775, em Cannes (França). Iniciou a carreira das armas e militou no exército francês de Napoleão Bonaparte, onde alcançou respeito e consideração dos seus superiores.


PROCLAMAÇÃO
Proclamação é o substantivo feminino que significa o ato de proclamar, pronunciar ou anunciar alguma coisa.

PROVÍNCIA
A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.

 


Q

 

QUADRO
Obra de pintura, emoldurada, executada em tela, madeira.

 


R


RECÔNCAVO BAIANO
O Recôncavo Baiano ou Recôncavo da Bahia é uma área formada por 20 municípios no Estado da Bahia, na região da baía de todos os Santos. Está a cerca de 100 quilômetros de distância da capital Salvador.


RESISTÊNCIA
Ato ou efeito de resistir. 2 Capacidade que uma força tem de se opor a outra. 3 Capacidade que o ser humano tem de suportar a fome e a fadiga. 4 Defesa contra uma investida.


REVOLUÇÃO DO PORTO
A Revolução Liberal do Porto foi um movimento ocorrido em 1820, na cidade do Porto, em Portugal. Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.

 


S


STATUS QUO
Status Quo ou Statu quo é uma expressão do latim que significa “estado atual”.


SURRA DE CANSANÇÃO
Cansanção é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais que provocam, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.

 


T


TAMBOR SOLEDADE

Em Cachoeira, no recôncavo baiano, o soldado Manoel Soledade usava o tambor para alertar as tropas locais sobre a chegada dos inimigos durante as lutas da Independência, por isso, ele ficou conhecido como Tambor Soledade. Morreu na Praça da Aclamação, atingido por um tiro de canhão disparado de uma embarcação portuguesa. A morte dele inflamou ainda mais as lutas, que se intensificaram de Cachoeira a Salvador, e tiveram fim em 2 de julho de 1823.
Homem negro, do povo, Tambor Soledade morreu sem presenciar o triunfo contra as tropas lusitanas.


U


UCHARIA
Ucharia depósito de alimentos; despensa; ucha- arrecadação

 


V


VITÓRIA
Ato ou efeito de vencer o inimigo em batalha. = TRIUNFO ≠ DERROTA
Representação de um triunfo na guerra.

bottom of page